Torre de ataque

20:11 Luís Barreira 0 Comments


   Em termos futebolísticos não é de todo fácil elogiar Marc Janko. Não é um jogador propriamente rápido nem é principalmente dotado pela sua agilidade. Apesar da sua estatura e respeitável portento físico, não é também o melhor jogador do mundo a ganhar bolas aéreas ou a fazer do corpo uma arma contra os defesas. Embora o faça, o goleador austríaco vai triunfando no futebol por uma característica única que muitos adorariam possuir: a sua grande capacidade de finalização.

   O antigo avançado do FC Porto é o que, nos termos de futebol, se considera um poacher. Cada vez menos no mundo do desporto rei tendo em conta a constante preocupação dos pontas-de-lança nas movimentações ofensivas nesse momento do jogo, Janko não pode ser, de alguma forma, considerado um jogador móvel. Além das deambulações que vai fazendo na área, esperando o colega e mantendo-se em posição regular, não há muitas áreas que o jogador percorra durante uma partida. Mas a verdade é que, por onde quer que passe, a sua equipa só necessita dele num lugar: na grande área. É lá que faz o que melhor sabe: marcar golos.

   Com registos assinaláveis ao longo dos anos, o jogador nascido em Viena leva uns impressionantes 157 golos apontados em 290 partidas oficiais pelos clubes, contando com mais 25 em 50 jogos na seleção nacional da Áustria. É raro nos dias de hoje - e tendo ainda em conta que está inserido em campos física e taticamente exigentes - contar com um avançado que marque 1 golo em cada 2 jogos, quase por todos os lados por onde passe. Atualmente com 13 golos em 14 partidas na Liga Suíça, onde é a referência atacante no campeão em título Basileia, vai marcando mais um capítulo de sucesso numa carreira também ela de imensos triunfos tendo em conta os clubes onde passou, tal como dizem os seus 6 títulos e outras 5 honras individuais, sendo o melhor marcador do campeonato austríaco na época 2008/2009, onde apontou uns estonteantes 39 golos em 34 jogos. Inacreditável.

   Futebolisticamente falando é fácil classificar Janko de "tosco". Não é um jogador rápido nem ágil, parecendo muitas vezes lento nas suas movimentações e receoso em sair da sua zona de conforto. A verdade é que não precisa de o fazer, como dizem os seus maravilhosos registos goleadores. Com praticamente 2 metros de altura, o internacional pela Áustria é, sem dúvida alguma, um dos maiores goleadores de elevado porte no futebol europeu neste momento. Os números são esclarecedores.

0 comentários: